Que é Sónar

Sónar é o Festival Internacional de Música Avançada e Conferência de Criatividade e Tecnologia que acontece durante três dias de junho em Barcelona

Criado em 1994, o Sónar é uma iniciativa pioneira e única em seu formato e conteúdo: uma referência internacional de primeira ordem graças a sua aprimorada programação, que combina o lúdico com o artístico, a vanguarda e a experimentação com as novas correntes musicais de festas eletrônicas.

Sónar pega a efervescência do panorama atual do cenário da música, suas interações e cruzamentos com a criação digital, reunindo os artistas mais consolidados com talentos emergentes de todos os campos da produção musical e audiovisual.

Os valores fundamentais do Sónar definiram o festival desde seu nascimento como um conector entre criatividade e tecnologia, e seu compromisso de ser um evento global e ponto de encontro para diferentes disciplinas e comunidades criativas de todo o mundo.

As atividades do Sónar Barcelona se dividem em dois grandes espaços: Sónar de Díalocalizado em Fira Montjuic, com shows e showcases, e Sónar+D, a Conferência Internacional sobre a transformação digital das indústrias criativas para potencializar o talento, o intercâmbio de conhecimento e as oportunidades de negócios; e os grandes shows do Sónar de Nocheem Fira Gran Via de L’Hospitalet, onde se apresentam os nomes mais relevantes do panorama musical internacional.

O Sónar+D apresenta uma proposta de atividades que pretendem ser úteis para as diferentes comunidades criativas, proporcionando sessões de formação, oportunidades para intercâmbio de ideias e ferramentas para financiar projetos. Sónar+D reflete todas as fases do processo criativo com o mesmo objetivo: fazer mais visível e acessível a relação entre criatividade, tecnologia, inovação e negócio em um ambiente orgânico, focando novos perfis criativos e profissionais.

Desde 2002, o Sónar organizou mais de 50 festivais em distintos lugares do mundo, adaptando a filosofia do festival de Barcelona a espaços e ambientes singulares, revelando o mais interessante do talento internacional e da cena do seu país natal. O festival já viajou para Reikiavik, Estocolmo, Copenhague, Buenos Aires, Nova York, Londres, Cidade do Cabo, Frankfurt, Seul, Lisboa, Lyon, Hamburgo, Toronto, Montreal, Chicago, Boston, Denver, Oakland, Los Angeles, Tóquio, Osaka, São Paulo, entre outros destinos.