Novos artistas

O Sónar, maior festival de música e inovação do mundo, reúne sempre em sua programação grandes nomes da música atual – e também os mais históricos – e artistas internacionais emergentes, com uma cuidadosa seleção de arte new media.

O line-up da edição brasileira de 2015 acaba de ser definido com mais três novos nomes: a DJ chilena Valesuchi, o DJ e produtor espanhol Pional e o brasileiro Zopelar. Três jovens artistas latinos que vêm se destacando na atual cena eletrônica mundial e que já passaram por experiências como a Red Bull Music Academy.

Valesuchi é produtora e DJ chilena que dispara em muitas direções. Seu som obscuro e esfumaçado destila um amor especial pelos sintetizadores e serve tanto para as pistas, como para ouvir no quarto. Sua música é perigosa e cativante. Ela mesma definiu alguns de seus sons como “canções que Dam-Funk faria com o coração partido, enquanto dirige ao entardecer”. Mas isso não é uma regra para a sua musicalidade. Em outros casos, suas composições flertam com EBM, com a deep house detroitiana de Omar S e até mesmo com a cumbia.

Pional é o alter ego de Miguel Barros. O produtor madrilenho, especialista na arte do som em todas as suas vertentes, é, sem dúvida, um dos artistas que melhor tem transformado a house em uma linguagem contemporânea e permeável às melodias de um pop sonhador. Seu talento é amplamente reconhecido dentro e fora da Espanha e não é de se estranhar que vários selos internacionais de primeira linha, como o Permanent Vacation e Young Turks, tenham assinado com ele. Já remixou faixas para o The xx, para Jesse Ware e publicou novas e magníficas faixas como “It’s All Over”, “Invisible Amenaza” e “Oroboros”, em parceria com Henry Saiz. Atualmente, roda o mundo com sets requintados de house e funk atemporal.

Zopelar é o nome brasileiro da programação musical do Sónar São Paulo. Músico, produtor, DJ e residente dos projetos Mothership (D-Edge), ODD, Carlos Capslock e Mamba Negra, Zopelar está ativo na cena musical da capital paulista desde 2010, quando começou sua primeira residência mensal no club D-Edge na festa Freak Chic. Nos últimos cinco anos, solidificou projetos que abordam diversas vertentes e diferentes setups de live act, entre eles: Gaturamo (com L_cio), The Drone Lovers (com Érica Alves e Davis), Teto Preto (com L_cio, ngela Carneosso e Bica) e Sphynx (com Márcio Vermelho). Com formação erudita em piano e teoria musical, Zopelar é multi-instrumentista e também atua como produtor de trilhas sonoras e bandas. Teve a oportunidade de trabalhar com vários produtores e músicos expressivos. Entre eles, destaque para Tristano, Cesare vs. Disorder, Anvil FX, Cat 500, Érica, Angela Carneosso, entre outros.

“Vamos trazer para São Paulo, mais uma vez, alguns ícones da vanguarda da música avançada e uma amostra do que há de mais novo em tecnologia voltada para a criatividade. O Sónar é a experimentação das mais novas tendências mundiais”, define Duda Magalhães, o CEO da Dream Factory, produtora da edição nacional.